O Banco Pan melhorou sua postura de segurança cibernética com o Microsoft Defender

CENÁRIO

O Banco Pan existe desde 1969, mas foi em 2011 que a instituição passou por uma transformação que deu origem à configuração que conhecemos hoje – um banco digital que se orgulha de ser mais do que isso e que se posiciona como um aliado de seus clientes, trazendo praticidade e fazendo a vida render. A organização está presente em todo o país, tem mais de 27 milhões de usuários e cerca de 2.600 colaboradores.

O Banco Pan tinha diante de si um desafio relacionado à cibersegurança, precisava de uma solução que fosse capaz de ajudar a identificar a aumentar a capacidade de identificar artefatos maliciosos.

COMO RESOLVER?

Para responder a essa necessidade, o Banco Pan entrou em contato com o time da Microsoft, que indicou um parceiro para cuidar do caso utilizando a metodologia fast track, a Cloud Target, uma empresa formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, que fornece soluções de TI altamente qualificadas.

O diagnóstico feito pela Cloud Target levou a uma recomendação: dentre o inventário de soluções de segurança da Microsoft, identificar qual forneceria o maior incremento de maturidade de proteção para a organização. Yuri Garcia, especialista de segurança do Banco Pan, descreve o processo: “fizemos uma reunião de trabalho para identificar todos os produtos que poderiam aumentar o nosso nível de maturidade em segurança. Como resultado da discussão, o produto mais relevante para implementação foi o Microsoft Defender.”.

SOLUÇÃO CT

A implementação nas estações de trabalho da instituição, de acordo com Luiz Baptista, gerente executivo de Operações de Segurança da Informação no Banco Pan, “foi totalmente transparente, sem impacto para os usuários.”. Johnson Cruz, do setor de Adoção e Implementação na Cloud Target, explica a concepção do projeto: “conseguimos reforçar nossos processos de adoção e implementação, boas práticas que a Microsoft compartilha e novidades sobre o produto. É um modelo que, com certeza, pode ser replicado com outros clientes.”.

Essa adoção do Microsoft Defender para complementar as ferramentas de segurança existentes, além de ter transcorrido de forma bem tranquila, trouxe uma série de benefícios tangíveis e intangíveis para o Banco Pan, destacando-se:

» Melhoria da segurança: a solução permitiu ao banco identificar e mitigar ameaças em tempo real, reduzindo significativamente o risco de violações.

» Visibilidade aprimorada: agora, o banco tem uma visão mais profunda e aprimorada dos softwares instalados em todas as suas máquinas, permitindo uma melhor gestão de ativos e conformidade (possibilitando até evitar gastos ao impedir que colaboradores adquiram soluções com funcionalidades iguais às de outro software já homologado).

» Eficiência operacional: com uma solução integrada, o banco reduziu a necessidade de ferramentas de terceiros e simplificou seus processos de segurança.

» Economia de custos: em 2022, uma das soluções que seria implementada para proteção de dispositivos móveis aumentaria o orçamento em 10% comparado ao de hoje.

» Experiência do colaborador: a implementação do Microsoft Defender melhorou a segurança de suas operações diárias, criando um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.

Novos horizontes para o Microsoft Defender

O Banco Pan está comprometido a continuar aprimorando sua postura de segurança cibernética e a explorar novas tecnologias para proteger seus ativos digitais.

Ao redescobrir e implementar o Microsoft Defender em parceria com a Cloud Target, o banco fortaleceu seu ecossistema de segurança, melhorou a eficiência operacional e proporcionou um ambiente de trabalho mais protegido para seus colaboradores.

“Fizemos uma reunião de trabalho para identificar todos os produtos que poderiam aumentar o nosso nível de maturidade em segurança. Como resultado da discussão, o produto mais relevante para implementação foi o Microsoft Defender.”
Yuri Garcia: Especialista de Segurança – Banco Pan

“Foi totalmente transparente, sem impacto para os usuários.”
Luiz Paulo Baptista: Gerente Executivo de Operações – Banco Pan

“Conseguimos reforçar nossos processos de adoção e implementação, boas práticas que a Microsoft compartilha e novidades sobre o produto. É um modelo que, com certeza, pode ser replicado com outros clientes.”
Johnson Cruz: Adoção e Implementação – Cloud Target