Cloud DevSecOps

DevSecOps: segurança e crescimento do seu negócio na Nuvem

11 de janeiro de 2024

O DevSecOps é mais que uma prática, é uma revolução no desenvolvimento de software que visa integrar a segurança em todas as etapas da criação de softwares, tornando o processo mais seguro e eficiente. 

Em uma pesquisa conduzida pela Insight Avenue em 2022, foi concluído que muitas empresas estão atrasadas no cumprimento de suas metas de DevOps e DevSecOps e, apesar de a maioria considerar que a segurança é o principal fator para implementação de DevOps e DevSecOps, apenas 30% se sentem confiantes no nível de colaboração entre segurança e desenvolvimento. Ainda, 86% enfrentam desafios em suas abordagens atuais de segurança e 51% admitem que não entendem completamente como a segurança se encaixa no DevSecOps. Além disso, somente 16% estão priorizando a cultura DevSecOps como área a ser otimizada nos próximos 12 a 18 meses. 

Quer entender melhor sobre essa metodologia que está remodelando a forma como desenvolvemos softwares e como ela pode ajudar a sua organização a ter mais segurança e inovação? Continue lendo!

O que é DevSecOps?  

DevSecOps é a combinação de “Desenvolvimento” (Dev), “Segurança” (Sec) e “Operações” (Ops). Nessa metodologia, a segurança é priorizada e há a integração de testes de segurança em todas as etapas do processo de desenvolvimento de um software, gerando um sistema mais seguro e confiável para o setor de TI de uma empresa.  

Anteriormente, a metodologia comumente utilizada era o DevOps (“Desenvolvimento” e “Operações”), que foi criada para atender aos novos recursos de implantação em nuvem. Nesse caso, a segurança era delegada a uma equipe que atuava isoladamente só no estágio final do desenvolvimento. Como o desenvolvimento das plataformas passava por longos ciclos e acontecia de forma mais lenta (durava meses ou até anos), isso não era um problema. Mas, à medida que os ciclos de desenvolvimento se tornaram mais rápidos e frequentes, integrar a segurança em todo o processo de desenvolvimento e otimizar o tempo das equipes passou a ser fundamental. 

Dessa forma, com o DevSecOps a segurança passa a ser uma responsabilidade compartilhada e integrada de toda equipe do início ao fim do ciclo de vida da aplicação, devendo ser estabelecido um plano de automação de segurança. Torna-se necessária, então, a implementação de ferramentas e processos que incentivem a colaboração de desenvolvedores, especialistas em segurança e equipes de operação para que seja criado um software eficiente e seguro. 

Como funciona o DevSecOps na prática?   

A prática do DevSecOps envolve a integração contínua de práticas de segurança ao longo do desenvolvimento do software. Assim, desde a concepção de uma ideia até a implementação, os aspectos de segurança são incorporados de maneira fluida.  

Para integrar o DevSecOps nas equipes de TI é preciso comprometimento, aceitação e colaboração. É essencial o desenvolvimento de um plano estratégico, considerando cuidadosamente a gestão e integração dos times envolvidos. Em cada fase desse processo, uma diversidade de ferramentas está disponível para facilitar a prática eficaz do DevSecOps. 

No cerne do DevSecOps, três pilares sustentam sua aplicação bem-sucedida:

  • Automação: fundamental para agilizar os processos, reduzir erros humanos e acelerar o tempo de entrega;
  • Testes contínuos de segurança: garantem que a aplicação seja constantemente avaliada quanto a possíveis vulnerabilidades;
  • Colaboração entre equipes: garante que cada voz seja ouvida, integrando as perspectivas de segurança desde o início.

Em resumo, a prática do DevSecOps não apenas fortalece a segurança cibernética, mas também redefine a cultura de desenvolvimento.

Benefícios do DevSecOps

Com a implementação da metodologia DevSecOps nos negócios, pode-se identificar uma melhoria na comunicação interna das empresas, maior eficiência e produtividade no desenvolvimento e execução de operação, além de otimização de custos relacionados à produção. O desenvolvimento também se torna mais seguro e ocorre de forma mais rápida. Outros benefícios são: 

  • Identificação precoce de vulnerabilidades; 
  • Resposta mais rápida a ameaças;
  • Ter visibilidade e otimizar os custos na nuvem;
  • Cultura de segurança incorporada; 
  • Conformidade regulatória. 

Promover uma cultura colaborativa é fundamental, incentivando a troca contínua de conhecimentos e a participação ativa de todos os envolvidos, desde o desenvolvedor até o profissional de segurança. Incorporar a segurança em cada aspecto do ciclo de vida do desenvolvimento de software não é apenas uma prática, mas, a evolução necessária para garantir a resiliência e a confiança contínua em um mundo digital em constante transformação.

Por que escolher a Cloud Target?   

Nós somos especialistas em inovação e soluções em nuvem e proporcionamos soluções abrangentes que aceleram a transformação para a sua organização. 

Na Cloud Target não apenas oferecemos o DevSecOps, vivemos e respiramos por essa abordagem. Nossa equipe é treinada nas melhores práticas do mundo e nossa experiência está refletida em nossa performance.  

Ao escolher a Cloud Target, você não está apenas optando por um serviço, mas por uma parceria que coloca a segurança como prioridade para o sucesso da sua organização. Entre em contato com os nossos especialistas e tire suas dúvidas.