FinOps

FinOps: Otimizando seus investimentos em Nuvem e Operações 

26 de janeiro de 2024

O termo FinOps surge da junção de “Finanças” e “DevOps” e envolve a colaboração entre as equipes de finanças, tecnologia e negócios para alinhar os aspectos financeiros, operacionais e técnicos, permitindo um controle mais eficiente dos gastos relacionados às operações em nuvem.  

Nesse artigo trataremos sobre o FinOps e como ele pode transformar as suas operações e ajudar a sua organização a melhorar o potencial da nuvem e ter mais eficiência operacional, com menos custos. 

Para Que Serve o FinOps? 

De acordo com o Gartner, mais da metade dos gastos com TI corporativa vão para a nuvem até 2025, chegando a quase US$ 1,8 trilhão.  

A abordagem FinOps utiliza práticas e metodologias para simplificar o gerenciamento e a governança financeira no uso da nuvem e pode ajudar a sua organização a maximizar o uso de recursos na nuvem e reduzir os custos dessa utilização. 

É importante ressaltar que o objetivo do FinOps não é simplesmente reduzir custos e economizar dinheiro, mas sim melhorar a eficiência operacional e fornecer insights detalhados sobre o uso dos recursos em nuvem. Com isso, as organizações conseguem controlar os gastos na nuvem, mantendo o nível de desempenho, confiabilidade e segurança necessários para dar suporte às operações de negócios. 

Como Funciona na Prática:   

De modo geral, a jornada do FinOps consiste em três fases: 

1. Informar: a fase inicial abrange coletar, monitorar e visualizar os dados para entender a situação de uso da nuvem;

2. Otimizar: essa fase trata de potencializar a presença da organização na nuvem, mantendo os serviços indispensáveis e desativando os recursos desnecessários;

3. Operar: para ter sucesso na migração para a nuvem e construir uma cultura de FinOps ampla, é preciso desenvolver uma cultura empresarial independente e econômica, com o objetivo de incentivar a responsabilidade financeira e individual de cada usuário.

Para implementar a metodologia FinOps é necessária uma profunda mudança cultural, já que as equipes precisam trabalhar conjuntamente de forma integrada, operando em alta velocidade e melhorando a economia unitária da nuvem. 

Benefícios para o Seu Negócio:   

Existem muitos benefícios ao adotar FinOps, como: 

Aumento do potencial da nuvem: a empresa maximiza os recursos e as funcionalidades utilizadas no ambiente de nuvem; 

Maior eficiência operacional: o aumento do potencial das operações da nuvem permite aos usuários desempenharem suas atividades de forma mais ágil e eficiente; 

Redução de tempo nas entregas: com a maior eficiência operacional, as entregas de produtos e serviços são feitas em menos tempo e com maior qualidade; 

Maior colaboração e comprometimento: com a conscientização dos usuários sobre o consumo na nuvem, eles tornam-se mais responsáveis e entendem que devem contribuir para o melhor uso dos recursos;   

Geração de economia e contenção de gastos: os gastos relacionados à nuvem da empresa passam a ser relacionados apenas ao que consome, impedindo que gastos desnecessários estejam no orçamento; 

Maior visibilidade e transparência: com a maior facilidade de controle da nuvem, os gestores financeiros conseguem perceber onde estão sendo alocados os investimentos e se existem serviços que estão sendo desperdiçados.

Por Que Escolher a Cloud Target:   

A Cloud Target é a escolha ideal para a sua organização implementar FinOps em seu ambiente de nuvem.  

Nós da Cloud Target somos especialistas em inovação e soluções em nuvem, contamos com uma equipe especializada e temos o compromisso em oferecer soluções sob medida para otimizar seus investimentos em nuvem. 

Se você está interessado em Maximizar a Eficiência dos Seus Investimentos em Nuvem, descubra como o FinOps pode transformar suas operações. Saiba mais sobre nossas soluções e agende uma consultoria personalizada.