• +55 11 3181-7011

CONNECTION

Password-less: Por que cada vez mais escutamos essa palavra?

Artigo criado por William S. Gomes – Líder Técnico na Cloud Target.

O termo já não é novidade dentro das empresas e departamentos de TI, mas vemos que ele ainda é pouco usado na prática e muitas vezes confundido com a autenticação em duas etapas (Multi-Factor Authentication ou simplesmente “MFA”).

O MFA, como o próprio nome já nos remete, é uma tecnologia que concede o acesso através um segundo fator de autenticação, onde utilizará a senha convencional como primeiro fator, seguido pelo segundo fator. Em contraste, o Password-less têm o objetivo de suprir a senha convencional e usar tecnologias de ponta, também presentes no MFA, para autenticar através de sistemas de prova de vida, como a autenticação biométrica ou de posse, como um token FIDO2 ou aplicativo.

Apenas analisando assim, o Password-less já se mostra vantajoso ao MFA, muito pela conveniência que traz para os colaboradores, mas em pesquisa recente realizada, cerca de 80% dos custos de uma central de atendimento (Service Desk) são relacionados a problemas com senhas.

Adoção do Password-less

Assim como toda mudança, a adoção do Password-less têm se mostrado um desafio dentro das companhias, em sua essência, o objetivo é erradicar o uso da senha convencional e o desafio não será apenas na implantação de tecnologias, mas também dos meios possíveis e da cultura dos colaboradores.

Contando com a experiencia de quem já passou por isso, apresentamos aqui três passos para o sucesso com a adoção do Password-less.

Escolha da tecnologia

A escolha da tecnologia é o primeiro e mais importante passo do caminho Password-less, pois poderá envolver investimentos em equipamentos, capacitação e entender as possíveis barreiras que terão de ser vencidas na questão da cultura dos colaboradores. Veja algumas opções:

Windows Hello integrado com biometria no dispositivo, permite uma experiencia inovadora e rápida;

Microsoft Authenticator App, muitas vezes já utilizados pela autenticação MFA;

FIDO2 devices, uma autenticação através de hardware.

Entendo como tudo funciona

Entender e testar as tecnologias é o segundo passo. Cada tecnologia provê diferentes tipos de experiencia e é impactada diretamente pela cultura dos colaboradores. Departamentos financeiros estarão mais abertos ao uso de FIDO2, experiencia que é presente em bancos ou sistemas fiscais, enquanto times inovadores tendem a ser mais receptivos à biometria com reconhecimento facial.

Adoção gradativa

Assim como quase toda mudança de grande impacto no dia a dia dos colaboradores, a entrada faseada é uma chave para o sucesso: descobrir aqueles que são mais receptivos as novidades, seja por necessidade, empatia ou simplesmente curiosidade serão aliados a difundir novas tecnologias e culturas.

Agora que você já possui o caminho para o sucesso da adoção do Pasword-less, conte com os especialistas da Cloud Target para conhecer mais sobre o mundo Password-less e contar com nossa experiencia para essa nova jornada!

 

 

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Queremos falar com você!

Temos um time de ESPECIALISTAS pronto
 para atender as suas necessidades
de forma customizada

Onde estamos

CENU – Av das Nações Unidas, 12.901, cj 1601, torre oeste

  • +55 11 3181-7011
  • contato@cloudtarget.com.br

Privacidade

Sua privacidade é algo muito importante para nós. Esta política de privacidade explica os processos de como gerimos os dados pessoais na Cloud Target e como processamos e para quais fins.  >>> Saiba mais

©2020 Cloud Target - Todos os direitos Reservados