• +55 11 3181-7011

CONNECTION

Quando todos estavam no escritório, a pasta na rede funcionava. Mas e agora?

Artigo criado por Danilo Nogueira – Gerente Técnico na Cloud Target.
Antes da pandemia de 2020, era comum termos as famosas pastas na rede abrindo o Windows Explorer. F:\, G:\, S:\… Era nesses diretórios que guardávamos os arquivos importantes! Aqueles que queríamos que o nosso chefe visualizasse. Aqueles que “se acontecer algo com o meu computador, posso ficar tranquilo que o arquivo está na rede!!”.

Aí veio a pandemia e com isso fomos obrigados a trabalhar de casa. Muita coisa mudou e até tivemos que usar computadores pessoais para executar tarefas corporativas. E o pior, essa mudança não foi gradual mas sim um processo que aconteceu de uma semana para outra. Empresas e profissionais tiveram que se reinventar muito rapidamente nesse novo cenário.

Colaboradores usando mesa de jantar como “mesa do escritório”. Cadeiras de jantar ou de plástico que são feitas para nos sentarmos durante uma hora, tendo que servir como cadeiras para se trabalhar por 8 horas.

Fora os problemas de infraestrutura física, começaram a surgir os problemas de acesso à infraestrutura de rede das empresas.

E foi aí que muitas companhias saíram na frente na jornada do Trabalho Remoto.  Essas já tinham migrado seus dados para a nuvem, migrado seus e-mails para o Office 365 e já passaram a utilizar o Microsoft Teams como ferramenta de comunicação, Mas e os arquivos que eram acessados via rede? As empresas tiveram que correr com licenças de software que fazem VPN ou apostar em um software grátis que quase sempre não satisfaz ou tem funcionalidades limitadas.

Para justamente evitar esse tipo de problema, as empresas estão enxergando no SharePoint Online a solução para hospedar os seus arquivos que estavam na rede. Com isso, os arquivos tornam-se acessíveis e com toda a infraestrutura de segurança e rastreabilidade que o SharePoint Online possui.

Mas com isso vem a pergunta: preciso contratar mais algum tipo de licenciamento de nuvem? 

E a resposta é:

Se você já possui o Office 365 ou o Microsoft 365, grandes chances de não precisar! O SharePoint Online já vem em muitos pacotes Business, E1, E3, A1, A3 etc.

O processo de migração não é nada complexo e a Microsoft já disponibiliza algumas ferramentas para facilitar essa jornada! O que é importante é obedecer às boas práticas de arquitetura do SharePoint Online. Ou seja, criar sites, bibliotecas ou pastas da forma como devem ser criadas. Obedecendo sempre o permissionamento da área, projeto ou departamento. Lembrando que arquivos pessoais podem ser armazenados no OneDrive for Business corporativo, não ocupando o espaço disponível do SharePoint Online. Mas quanto espaço disponível o SharePoint Online disponibiliza? De imediato, 1 TB mais 10 GB por licença de usuário adquirida (com exceção dos planos F que não adicionam espaço por usuário).

Projetos de migração de file server para SharePoint Online costumam trazer um benefício fantástico para as empresas, pois agregam todos os recursos de rastreabilidade, permissionamento, segurança, versionamento e proteção contra perda de dados que normalmente um file server não traz.

E a Cloud Target pode te ajudar nesse processo. Somos Gold Partner Microsoft em Colaboração e Produtividade e temos profissionais especialistas altamente capacitados para ajudar a sua empresa nessa jornada. Seguimos as melhores práticas recomendadas pela Microsoft e possuímos muita experiência neste tipo de migração. Conte com a Cloud Target para migrar a sua pasta na rede para SharePoint Online!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Queremos falar com você!

Temos um time de ESPECIALISTAS pronto
 para atender as suas necessidades
de forma customizada

Onde estamos

CENU – Av das Nações Unidas, 12.901, cj 1601, torre oeste

  • +55 11 3181-7011
  • contato@cloudtarget.com.br

Privacidade

Sua privacidade é algo muito importante para nós. Esta política de privacidade explica os processos de como gerimos os dados pessoais na Cloud Target e como processamos e para quais fins.  >>> Saiba mais

©2020 Cloud Target - Todos os direitos Reservados